top of page

HONDURAS | INFORMAÇÕES GERAIS

  • Foto do escritor: Julia Helena
    Julia Helena
  • 27 de out. de 2018
  • 2 min de leitura


Nome Oficial: República de Honduras

Clima: tropical

Moeda: Lempira.

Área: 112.088 km².

Idioma: Espanhol.

Capital: Tegucigalpa.

Nacionalidade: hondurenha

Localização: América Central.

População: 7.465.998 habitantes.

Governo: República presidencialista.

Esperança de vida ao nascer: 69,7 anos.

População residente em área rural: 51,64%.

População residente em área urbana: 48,36%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,604.

Produto Interno Bruto (PIB): 14,1 bilhões de dólares.


Com extensão territorial de 112.088 quilômetros quadrados, Honduras é o segundo maior país da América Central, menor apenas que a Nicarágua (131.812 km²). Possui fronteiras a noroeste com a Guatemala, a sudoeste com El Salvador e ao sul com a Nicarágua, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.

O território que atualmente corresponde a Honduras era habitado por civilizações maias. Porém, no início do século XVI, os espanhóis iniciaram o processo de colonização, travando batalhas com a população local. Em 1821, a nação conquistou a independência, sendo anexada ao México. No entanto, em 1823, Honduras passou a integrar a República das Províncias Unidas da América Central e, no dia 5 de novembro de 1838, obteve total autonomia política.

Majoritariamente formada por mestiços de espanhóis e indígenas, a população hondurenha soma 7,4 milhões de habitantes. A densidade demográfica (população relativa) é de 66,6 habitantes por quilômetro quadrado; a taxa de crescimento populacional é de 2% ao ano. Tegucigalpa, capital nacional, é a cidade mais populosa: 944.400 habitantes. No que se refere à religião, o cristianismo detém o maior número de adeptos (96,7%), com destaque para o catolicismo: 82%.


A economia de Honduras é pouco desenvolvida e o país é considerado um dos mais pobres do continente americano. A agricultura é a principal fonte de receitas financeiras, além de empregar cerca de 70% da população. Os principais cultivos são de café e banana. O setor industrial é pouco diversificado, atuando somente nos segmentos tradicionais. O turismo, por sua vez, está em constante expansão, e os principais destinos dos visitantes são as ilhas de la Bahía (no Caribe) e as ruínas maias de Copán, que são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


FONTE: mundoeducacao (UOL)

Comments


  • YouTube - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2017-2019 por Helena Kapoor Blog | Orgulhosamente criado para aprendizado

bottom of page