top of page

CONFLITO | ÍNDIA & PAQUISTÃO

  • Foto do escritor: Julia Helena
    Julia Helena
  • 25 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Em 14 de agosto de 1947, a Índia, a então maior colônia britânica, se tornou independente e foi dividida em duas nações por um critério de separação religiosa. As áreas habitadas predominantemente por hindus e sikhs foram atribuídas à Índia, enquanto que as de maioria muçulmana ficariam com o Paquistão.


A estratégia traçada pelos britânicos acabou provocando um dos maiores êxodos populacionais da história, com entre dez e 12 milhões de pessoas fugindo de um país para o outro em meio a violentos confrontos que deixaram centenas de milhares de mortos.

O nascimento de duas novas nações criou um clima de hostilidade e suspeita entre a Índia e o Paquistão, que persiste até hoje, sete décadas depois.


Hoje, por exemplo, não há voos diretos entre as capitais, Nova Déli e Islamabad. Os dois países testaram bombas atômicas e até hoje não conseguiram chegar a uma solução sobre a região da Caxemira, disputada pelos dois. Apesar de ambos os países compartilharem cultura e história, eles nutrem uma rivalidade que parece extrapolar as reivindicações territoriais.

Bandeiras da Índia e do Paquistão em um muro com rachaduras: relações conflituosas há 70 anos. (Reprodução/BBC)


Entre meio milhão e um milhão de pessoas morreram pela violência desencadeada na época. Dezenas de milhares de mulheres foram raptadas, quase sempre por homens de uma religião diferente.


O território correspondente à Caxemira era governado na década de 1940 por um marajá (nobres da Índia) hindu que, por motivos religiosos, incorporou a região à Índia, pois a grande parte da população indiana era hindu. Em 1960, os chineses ocuparam uma parte do leste da Caxemira, que os indianos até hoje reivindicam. Na década de 1980, com o fortalecimento do fundamentalismo religioso muçulmano, tentativas de separação da Caxemira indiana tiveram início, com o apoio do Paquistão. Os líderes do movimento separatista reivindicavam a separação da Caxemira da Índia e a anexação ao Paquistão. Na década de 1990, os movimentos separatistas e os conflitos se intensificaram na região, em virtude da radicalidade do governo paquistanês e do crescimento do fundamentalismo hindu por parte da Índia. As intensas ameaças pela disputa entre a região da Caxemira intensificaram a corrida armamentista paquistanesa e indiana e a intensa militarização das fronteiras desses dois países.



Fontes:


Site: www.bbc.com/portuguese/internacional-40922224

Site: alunosonline.uol.com.br/historia/india-x-paquistao

Komentáře


  • YouTube - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2017-2019 por Helena Kapoor Blog | Orgulhosamente criado para aprendizado

bottom of page