top of page

ÍNDIA | DIVISÃO TERRITORIAL

  • Foto do escritor: Julia Helena
    Julia Helena
  • 26 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

As subdivisões da Índia são unidades administrativas subnacionais indianas; elas compõem uma hierarquia aninhada de subdivisões de países. 

Estados e territórios da Índia frequentemente usam diferentes títulos locais para o mesmo nível de subdivisão (por exemplo, os Mandals de Andhra Pradesh correspondem a Tehsils de Uttar Pradesh e outros estados de língua Hindi e Talukas de Gujarat, Goa, Karnataka, Kerala, Maharashtra e Tamil Nadu). As subdivisões menores (aldeias e blocos) só existem em áreas rurais. Nas áreas urbanas existem Órgãos locais urbanos em vez dessas subdivisões rurais. 

》História 

Pré-1956 

O subcontinente indiano foi governado por uma multiplicidade de grupos étnicos ao longo de sua história, e cada um deles impunha a sua própria divisão administrativa. A atual subdivisão da Índia começou a tomar forma ainda durante o regime colonial britânico. A Índia britânica chegou a incluir todo o atual território indiano e os modernos Paquistão e Bangladesh, além de protetorados no Nepal, Afeganistão e Birmânia (atual Mianmá). Naquele período histórico, as diversas regiões da Índia eram governadas pelos britânicos diretamente ou por meio de rajás locais. A independência, em 1947, preservou em grande medida as divisões existentes, com exceção de áreas como o Punjabe, que foram partilhadas entre a Índia e o Paquistão. Um dos primeiros desafios do novo país foi integrar o grande número de estados principescos à união. Verificou-se após a independência um período de instabilidade, já que muitos dos estados haviam sido criados arbitrariamente pelos britânicos para atender a seus interesses coloniais e não refletiam, necessariamente, a vasta diversidade étnica do subcontinente. As tensões étnicas levaram o parlamento indiano a reorganizar o país segundo critérios étnicos e lingüísticos em 1956. Pós-1956 

Em 1962, as antigas colônias francesas e portuguesas foram incorporadas à República da Índia na forma dos territórios federais de Pondicherry, Dadrá, Nagar Haveli, Goa, Damão, e Diu. Muitos estados e territórios novos foram criados a partir dos estados existentes em 1956. O estado de Bombaim foi dividido, por critérios lingüísticos, nos novos estados de Guzerate e Maharashtra em 1º de maio de 1960. Em 1966, o estado do Punjabe foi dividido conforme critérios lingüísticos e religiosos de modo a criar o estado de Haryana (hindu e de fala híndi), a transferir os distritos setentrionais do Punjabe para o estado de Himachal Pradesh e a definir a cidade de Chandigarh (um território federal) como a capital compartilhada dos estados do Punjabe e de Haryana. Nagaland tornou-se um estado em 1962, Meghalaya e Himachal Pradesh, em 1971, e Tripura e Manipur, em 1972. Naquele ano, Arunachal Pradesh tornou-se um território federal. O Reino do Siquim foi anexado à Índia como um estado em 1975. Mizoram tornou-se um estado em 1986, e Goa e Arunachal Pradesh, em 1987; os enclaves goenses de Damão e Diu tornaram-se um território federal separado. Em 2000, criaram-se três novos estados: Jharkhand (a partir dos distritos meridionais de Bihar), Chhattisgarh (a partir do leste de Madhya Pradesh) e Uttarakhand (a partir do noroeste de Uttar Pradesh). Os territórios federais de Deli e de Pondicherry receberam o direito de eleger seus próprios legislativos. 

》Zonas

Os estados foram agrupados em seis zonas que têm um conselho consultivo "para desenvolver o hábito do trabalho cooperativo" entre esses estados. Cinco Conselhos Zonais foram criados vide Parte-III do Ato de reorganização dos estados, de 1956. Problemas especiais os estados do Nordeste são abordados por um outro órgão estatutário - O Conselho do Nordeste, criado por ato do Conselho do Nordeste de 1971. A presente composição de cada um desses Conselhos Zonais é como abaixo: O Conselho Zonal do Norte, que compreende os Estados de Haryana, Himachal Pradesh, Jammu e Caxemira, Punjab, Rajasthan e o território da União de Chandigarh; O Conselho Zonal do Norte-Central, que compreende os Estados de Bihar, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh, Uttarakhand e Território da Capital Nacional de Delhi; O Conselho Zonal do Nordeste, que compreende os Estados de Assam, Arunachal Pradesh, Manipur, Meghalaya, Mizoram, Nagaland e Tripura; O Conselho Zonal do Leste, que compreende os Estados de Chhattisgarh, Jharkhand, Odisha, Sikkim, West Bengal e os Territórios da União das Ilhas de Andaman e Nicobar 

O Conselho Zonal do Oeste, que compreende os Estados de Goa, Gujarat, Maharashtra e os Territórios da União de Dadra e Nagar Haveli e Daman e Diu; O Conselho Zonal do Sul, que compreende os Estados de Andhra Pradesh, Karnataka, Kerala, Tamil Nadu, Telangana e os Territórios da União de Lakshadweep e Puducherry. Estados e territórios 

A Índia é composta por 29 estados e 7 territórios da união (incluindo um território da capital nacional).

Estados e territórios (ou divisões) são ainda subdivididas em Distritos (zilla), dos quais existem 655. 

Os territórios da união são governados por administradores, nomeados pelo Presidente da Índia. Dois dos territórios (Delhi e Puducherry) foram dados soberania parcial, com os legislativos eleitos e conselhos executivos de ministros, mas poderes limitados. 

Regiões

Alguns dos estados da Índia são divididos em regiões. As Regiões da Índia não são divisões administrativas oficiais. Eles não têm nenhum status governamental administrativo oficial. Eles são regiões puramente geográficas; alguns correspondem a países históricos, estados ou províncias. Uma região pode incluir uma ou mais divisões, com média de cerca de três divisões por região. No entanto, os limites das regiões e os limites das divisões nem sempre coincidem exatamente. Até agora não houve nenhum movimento para dar as regiões situação administrativa oficial. Se isso era para ser feito, seria presumivelmente requerer que as fronteiras das regiões sejam ligeiramente modificadas de modo a que elas correspondam exatamente com as suas zonas constituintes. 


Punjab (região)


Regiões de Assam


Regiões de Gujarat


Regiões de Maharashtra


》Divisão de alguns estados

Alguns dos estados indianos são subdivididos em divisões, cada uma composta por vários distritos: 


Divisões de Assam


Divisões de Bihar


Divisões de Haryana


Divisões de Jharkhand


Divisões de Karnataka


Divisões de Madhya Pradesh


Divisões de Maharashtra


Divisões de Punjab


Divisões de Rajasthan


Divisões de Uttar Pradesh


Divisões de Uttarakhand


Divisões de Bengala Ocidental


Comments


  • YouTube - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2017-2019 por Helena Kapoor Blog | Orgulhosamente criado para aprendizado

bottom of page