ÍNDIA | IDIOMAS
- Julia Helena
- 17 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Qual é a língua oficial da Índia?
A verdade é que não existe uma só “língua indiana”, então a Índia não tem uma só língua oficial – tem duas línguas oficiais (o hindi e o inglês), com 20 outras línguas “reconhecidas” oficialmente na constituição do país.
O inglês dos indianos é muito diferente do inglês americano, britânico, ou australiano. Tem pronuncias diferentes, vocabulário distinto, etc. – as vezes é até um pouco difícil para alguns estrangeiros entenderem. Também é muito comum misturar o hindi (por exemplo) com o inglês em uma única conversa – esta mistura se chama “Hinglish”.

Vale destacar o papel do cinema no ambiente linguístico da Índia. A popularidade dos filmes de Bollywood, sobretudo no norte do país, contribuiu muito para aumentar o número de pessoas que conseguem entender o hindi. Hoje em dia, em uma Índia que está se modernizando rapidamente, o inglês está muito “na moda” – e aí os filmes começaram a incorporar mais inglês. Isso está contribuindo lentamente para a difusão do inglês e do “Hinglish” pelo país.
Mesmo assim, a grande maioria da população da Índia não fala inglês. Quem viaja pela Índia vai achar mais gente que fala inglês nas cidades mais modernizadas, como Mumbai, Bangalore, e Nova Délhi, e entre o povo das classes média e alta. O inglês é relativamente popular no sul também, por ser muito mais útil que o hindi e não mais difícil para eles aprenderem. Além disso, o inglês é muito comum nas regiões e cidades turísticas do país inteiro (por exemplo, em Goa ou Manali), onde você quase sempre pode achar alguém que fala inglês.
A Índia é muito diversa, e o ambiente linguístico da Índia é incrivelmente complexo. Muitos também têm escritas diferentes. O hindi e o tâmil, por exemplo, são basicamente tão diferentes um do outro que a língua portuguesa é do árabe ou do japonês.
Os estados da Índia foram, em geral, estabelecidos de acordo com as fronteiras culturais e linguísticas dos principais povos que habitam o país. Assim, o estado de Kerala é a terra do povo malayali, que fala a língua malaiala, o estado de Punjab é a terra do povo panjabi, que fala a língua panjabi, o estado de Tamil Nadu é a terra do povo tâmil, que fala a língua tâmil, etc. Essas línguas (e outras) também têm um status oficial nos respectivos estados.
Os 22 idiomas reconhecidos oficialmente na constituição da Índia são: assamês, bengali, bodo, canará, caxemíri, concani, dogri, gujaráti, hindi, maithili, malaiala, manipuri (ou meitei), marathi, nepali, oriá, panjabi, sânscrito, santali, sindhi, tâmil, télugo, e urdu.
A maioria dos idiomas do norte da Índia são do ramo índico da família indo-europeu de línguas, enquanto a maioria das línguas do sul são da família de línguas dravídicas. Entre as principais línguas indo-europeias reconhecidas pela constituição da Índia estão o hindi (que, com suas várias línguas relacionadas e seus vários dialetos, tinha mais de 422 milhões de falantes nativos no censo indiano de 2001, sendo assim o idioma mais falado da Índia), o bengali (mais de 83 milhões), o marathi (ou marata, quase 72 milhões), o urdu (mais de 51 milhões), o gujaráti (ou guzerate, mais de 46 milhões), o oriá (mais de 33 milhões), e o panjabi (mais de 29 milhões). As línguas dravídicas mais faladas na Índia são o télugo (mais de 74 milhões de falantes nativos), o tâmil (mais de 60 milhões), o canará (quase 38 milhões), e o malaiala (mais de 33 milhões), todas do sul do país.

Quase três quartos da população da Índia fala uma língua indo-europeia como língua materna, enquanto quase um quarto fala uma língua dravídica. Para complicar as coisas ainda mais, uns 2% da população do país – que chega a uns 20 milhões de pessoas – falam línguas de outras famílias linguísticas (por exemplo, línguas tibetanas), que não tem nenhuma relação nem com as línguas indo-europeias nem com as línguas dravídicas! Muitas dessas línguas são faladas pelas tribos do nordeste do país, perto das fronteiras com a Birmânia, a China, e Bangladesh.
Commenti